ORIKI 7

   SUA FILHA E ESPOSA FIZERAM OFERENDAS A EXU, O MENSAGEIRO DOS ORIXÁS E VIERAM DANÇAR EM RODA NO CENTRO DO SAL~. O BABALAÔ TERMINARA AS OUTRAS CERIMONIAS PROPICIATORIAS. OS ATABAQUES E AGOGÔS TOCAVAM E LOUVOR DE VARIOS ORIXÁS.
   QUANDO A PRINCESA DO NIGER PASSOU NA RODA DANÇANDO O GALOPE FACEIRO DE OXUM, ORIXÁ DE SUA MÃE. KAYODÊ APROXIMOU-SE E OFERECEU-LHE O COFRE EM NOM DE BADÊ.
   OS PRESENTES SE ESPANTARAM MAS ANTES DO FIM DA FESTA NÃO PODERIAM PERGUNTAR-LHE A RAZÃO DAQUILO. TAMBEM O OBÁ NADA PERDEU DA CENA.
   É ORIXÁ – PENSOU DELICIADO – ENVIA UM PRESENTE E NÃO APARECE.
   INCAPAZ DE DOMINAR SUA CURIOSIDADE MANDOU O INTERPRETE PERGUNTAR AO GUARDA ONDE ESTAVA O CARAPINA. A RESPOSTA CONFIRMOU O QUE O OBÁ PENSARA.
   "NÃO HA DUVIDA, É ORIXÁ E ORIXÁ DOS FORTES. GOSTOU DE MEU MODO DE AGIR E, PARA MOSTRAR QUE ESTA SATISFEITO, PRESENTEIA A PRINCESA. POSITIVAMENTE SOU UM GRANDE OBÁ, JAMAIS OUVI CONTAR QUE OUTRO FOSSE TÃO ELEVADO.
   CONVENCIDO DE QUE RECEBERA FAVORES DE UM DEUS O OBÁ SE GABAVA E, FATO ESPANTOSO, DANÇOU SOZINHO EM HOMENAGEM AO ORIXÁ DESCONHECIDO, ACONTECIMENTO RARO QUE SÓ SE VERIFICAVA EM SOLENISSIMAS OCASIÕES COMO, POR EXEMPLO, DURANTE AS CERIMONIAS EM MEMORIA DE SEUS ANTEPASSADOS.
   MANDOU VIR O TRONO, E ELE QUE JAMAIS OLHAVA PARA BAIXOJOGOU-SE NO CHÃO E BATENDO A CABEÇA, SAUDOU O ORIXÁ SEM NOME. "O ORIXÁ DEVE ESTAR VENDO TUDO – PENSAVA – DEVE ESTAR AQUI INVISIVÉL APRECIANDO MEUS MODOS " .
   TODOS COMPREEMDERAM O QUE ESTAVA PASSANDO NA CABEÇA D REI. O ENTUSIASMO DO SOBERANO CONTAGIOU  O POVO QUE VIBROU NA MAIOR EMOÇÃO. AQUELE DIA JAMAIS SERIA ESQUECIDO. AS AVÓS IRIAM CONTAR AS MENORES PASSAGENS AO NETOS. E NA VERDADE, OS OBÁS DOS REINOS VIZINHOS MUITO INVEJARA O OBÁ DO NIGER.
   pARA GOZAR ANTES DE QUALQUER PESSOA A NARRATIVA, O OBÁ , NO FIM DA CERIMONIA, MANDOU QUE O INTERPRETE LEVASSE O GUARDA PARA SEU QUARTO.
   "ESTOU FEITO – PENSOU KAYODE " – O OBÁ ME ADORA. QUER CONVERSAR COMIGO SOZINHO. SIMPATIZOU COM MEUS MODOS – SORRIU IMAGINANDO O OBÁ A REPARA-LO QUANDO ENTREGARA O COFRE. GRAÇAS AO IBEJE NOVO TUDO VAI INDO BEM. GANHEI AS MOEDAS PARA RESGATAR A MULHER E NA CERTA O OBÁ VAI ME DAR TAMBEM ALGUM DINHEIRO . PODEREI ENTÃO COMPRAR ADINÊS PARA A MULHERE A SOGRA., FAZENDA DOURADA PARA ELAS USAREM NA CABEÇA E ATÉ UM FIÁ BORDADO PARA MIM. – SORRIA NOVAMENTE IMAGINANDO A MULHER COM O ROSTO BONITO EMOLDURADO PELO GUELÊ DOURADO E ELE COM O FILÁ NOVO NA CABEÇA. AS MANGAS DA BUBÁ DA MULHER, ENORMES, DE FAZENDA AZUL FLUTUANDO NO VENTO. RESOLVEU NADA CONTAR AO OBÁ SOBRE O DINHEIRO QUE RECEBERA DO AMIGO.
   QUANDO OBÁ ENTROU NO QUARTO MANDOU QUE O SERVO DISSESSE AO GUARDA QUE DESEJAVA UM RELATORIO COMPLETO DO QUE ACONTECERA AO CARPINTEIRO . SENTOU-SE COMODAMENTE NUMA ALMOFADA REDONDA DE COURO FEITO EM OIÓ E INDICOU UMA ESTEIRA AO GUARDA.
   NO AUGE DA FELICIDADE, POR FALAR SENTADO NA PRESENÇA DO OBÁ, O GUARDA CONTOU-LHE TUDO QUANTO OUVERA, MENOS O PRESENTE DAS MOEDAS. POR RESPEITO FALAVA DE OLHOS BAIXOS SEM OLHAR O ROSTO DO OBÁ. SE O TIVESSE FEITO, ESPERTO COMO ERA, TERIA NA CERTA MODIFICADO O RELATO.
   QUANDO ACABOUHOUVE SILENCIO. DEPOIS O OBÁ BATEU PALMAS PARA CHAMAR O INTERPRETE. – "VAI DE CERTO ME MANDAR DAR DINHEIRO" – PENSOU O GUARDA.
   – QUERO SABER AGORA TUDO A RESPEITO DESSE GUARDA – DISSE O OBÁ COM VOZ MACIA – QUE ELE ME CONTE SUA VIDA E SEUS PROBLEMAS .
   – O REI ME CONSIDERA SEU IRMÃO, SEU IRMÃOZINHO – DEDUZIU O GUARDA (MANDARA MATAR O ATUAL) , ME DARA UMA ROUPA E AINDA O RESGATE DA MULHER.
   COM REDOBRADO ENTUSIAMO FOI FALANDO DE SI, DE SUA INFANCIA, DA FAMILIA, DO CASAMENTO, DADIVIDA DA MULHER E DO FILHO. TERMINOU CONFESSANDO QUE ALIMENTAVA A AMBIÇÃO DE VIR UM DIA A SER CHEFE DOS GUARDAS.
   O OBÁ RIU E DISSE AO INTERPRETE –
   – QUE ESSE GUARDA SAIA IMEDIATAMENTE DO MEU REINOENQUANTO AINDA ESTA ESCURO. SE ELE OU O CARAPINA ATRAVESSAREM OUTRA VEZ A FRONTEIRA DEVEM SER MORTOS ANTES QUE POSSAM DAR UM GRITO. SE O GUARDA KAYODÊ REPETIR ALGUMA COISA DO QUE ME CONTOU MANDAREI MATAR SUA MULHER, SEU FILHO E SEUS PAIS. E O CARAPINA. SE TEM AMOR À PROPRIA VIDA, QUE FECHE A BOCA E NÃO DIGA A NINGUEM QUE FEZ O MEU TRONO, QUE NUNCA MAIS MEUS OLHOS VEJAM A ANTIPÁTICA FIGURA DO CARAPINA NEM A DO GUARDA KAYODÊ.
   A MORTE, SE CHEGASSE DEREPENTE, NÃO SURPREENDERIA MAIS AO POBRE KAYODÊ DO QUE AS PALAVRAS DO REI. APATETADO , PERDERA A AÇÃO E SÓ SE RECUPEROU COM A DOR DE UM PONTAPÉ.DESATINADO, CORREU PARA CASA, COLOCOU O QUE POSSUIA NUMA TROUXA E AIU PELA ESTRADA.
 
….CONTINUA…. 
 

Sobre Umberto Seraphini

Caminho como um lobo solitário, se me dou, é porque encontro em ti um lobo igual.
Esse post foi publicado em Saúde e bem-estar. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário