ORIKI 8

   ASSIM QUE O GUARDA FOI JOGADO FORA DO PALACIO O OBÁ MANDOU QUE O CHEFE DOS GUARDAS E DOIS AMIGOS CORRESSEM AO SEU ENCALÇO. QUANDO O VISSEM ENCONTRAR O CARAPINA, ANTES QUE TROCASSEM PALAVRAS, AMBOS DEVERIAM SER MORTOS E ENTERRADOS, DE MODO QUE NINGUEM JAMAIS PUDESSE ENCONTRAR NEM OS OSSOS DELES. O QUE LEVASSEM CONSIGO SERIA DIVIDIDO PELOS TREZ, QUE RECEBERIAM AINDA FARTA RECOMPENSA DO OBÁ.
   ESTIMULADOS PELA LEMBRANÇA DA BOLSA VOLUMOSA QUE O CARAPINA RECEBERA, ELES PARTIRAM DISPOSTOS A CUMPRIR DEPRESSA A MISSÃO. NOITE DE ESPERANÇA FOI AQUELA PARA OS TREZ HOMENS. NOITE DE ENLEVO PARA O CARAPINA. O GUARDA KAYODÊ QUE VIAJAVA SOZINHO À NOITE, PELA PRIMEIRA VEZ NA VIDA, NÃO SENTIU MEDO PORQUE DENTRO DO SEU PEITO SÓ HAVIA LUGAR PARA A CONSUMIÇÃO.
   CADA PEDAÇO DE CAMINHO ERA MAIS DISTANCIA ENTRE ELE E A MULHER COM O FILHO. POR MAIS QUE APERTASSE O PASSO SÓ CHEGOU AO MEIO DIA NA BEIRA DO RIO. O BACO SAÍRA DE MADRUGADA E ASSIM KAYODÊ TEVE DE ESPERAR PELA MANHÃ SEGUINTE. SENTOU-SE NUMA PEDRA, OLHANDO AS AGUAS. SEM FOME NEM SEDE. REMOENDO A CONVERSA DA VESPERA.
   OS TREZ CAÇADORES DA BOLSA OFERTADA PELO OBÁ NÃO TIVERAM DIFICULDADES EM ENCONTRA-LO . PERCEBENDO A INTENÇÃO DO GUADA RESOLVERAM FRETAR UMA LANCHA A MOTOR PARA QUE PUDESSEM ATINGIT A ESTRADA DE LAGOS ANTES DA BARCA DO CARAPINA, MUITO LENTA E PARANDO EM VARIOS ANCORADOUROS. QUANDO BADÊ DESEMBARCASSE, ELES JA ESTARIAM NA TOCAIA, EXECUTARIAM O PLANEJADO E AGUARDARIAM KAYODÊ NA BARCA DO OUTRO DIA.
   ENCONTRARAM A LANCHA, VERIFICARAM A VELOCIDADE, FIZERAM CALCULOS E TUDO IA SAINDO COMO DESEJAVAM. MAS NÃO TIVERAM SORTE. O MOTOR PAROU NO MEIO DO RIO E ELES PRECISARAM REMAR COM OS BRAÇOS ATÉ UM BANCO DE AREIA.
   ALGUM TEMPO DEPOIS AVISTARAM A BARCA DO CARAPINA, FIZERAM SINAIS, MAS NÃO FORAM PERCEBIDOS.
   – – "LA VAI NOSSA FORTUNA " – DISSERAM.
   NO DIA SEGUINTE A MESMA COISA ACONTECEU COM A BARCA DE KAYODÊ. NAQUELA ILHA FICARAM CINCO DIAS PASSANDO FOME ATÉ QUE UM PESCADOR LEVOU-OS PARA A ESTRADA DE LAGOS.
   KAYODÊ CHEGOU POIS AO SEU DESTINO SEM MAIORES ABORRECIMENTOS DO QUE OS QUE JA O SOBRECARREGAVAM . DIRIGIU-SE PARA O MERCADO ONDE BADÊ TRABALHARA E ENONTROU-O RODEADO DE AMIGOS, BEBENDO VINHO DE PALMEIRA E CONTANDO SUAS AVENTURAS.
   ADMIROU-SE MUITO VENDO SURGIR O AMIGO QUE IMAGINAVA TÃO LONGE. MAIS ESPANTADO FICOU AO LHE CONTAR ESTE QUE VIERA PROCURA-LO E QUE DESEJAVA FALAR-LHE EM PARTICULAR.
   SENTARAM-SE NA BEIRA DA LAGOA E À MEDIDA EM QUE KAYODÊ IA NARRANDO, O ROSTO DE BADÊ ESCURECIA, SEU SORRISO SE APAGAVA. QUANDO TERMINOU CHORARAM JUNTOS  E MALDISSERAM A SORTE. O UNICO CONSOLO DE BADÊ ERA IMAGINAR QUE O COFRE ESTAVA NAS MÃOS DA PRINCESA. DOEU-LHE TAMBEM MUITO A INFELICIDADE DO AMIGO. JA QUE NÃO PODIA RESOLVER SEUS ASSUNTOS, PUDESSE AO MESMOS RECUPERAR SUA MULHER.
   LEVOU-O À CASA DE SEU IRMÃO MAIS VELHO, TAMBEM MARCENEIRO, QUE NEGOCIAVA POR CONTA PROPRIA EM YABA.
   CIENTE DE TODO O OCORRIDO O IRMÃO DE BADÊ PRONTIFICOU-SE A IR ATÉ O NIGER COMO MERCADOR E TRAZER A MULHER DE KAYODÊ. AO MESMO TEMPO VERIA A PRINCESA AINÁ E PODERIA INDAGAR SE ELA ESTAVA GOSTANDO DE BADÊ. OS DOIS AMIGOS, AGRADECERAM, APROVARAM AS RESOLUÇÕES E FORAM DORMIR MAIS CONSOLADOS.
   NO DIA SEGUINTE PARTIU O NOVO MERCADOR LEVANDO JOIAS E FAZENDAS, CONTAS E PERFUMES.TINHA CERTEZA QUE A VIAGEM SERIA PROVEITOSA PARA O SEU COMERCIO. O BABALAÔ , AUGURARA-LHE BOA SORTE.
   BADÊ E KAYODÊ ALUGARAM UMA CASA NA ESTRADA DE IBADÃ E COMEÇARAM A TRABALHAR. BADÊ FAZIA MOVEIS E KAYODÊ APRENDIA O OFICIO.
   DOIS MESES DEPOIS JA TINHAM UM ESTOQUE RAZOAVÉL. FORAM VENDE-LO  NO MERCADO DA ESTRADA DE ICORODU , EVITANDO OS LUGARESONDE BADÊ ERA CONHECIDO E CONTARA GRANDEZAS. QUANDO TODOS PENSAVAM QUE SE IA TRANSFORMAR EM PRINCIPE, NÃO PODIA APARECER DE NOVO COMO CARAPINA. TEMIA SER DSPREZADO E COBERTO DE RIDICULO.
 
…CONTINUA…
 
 

Sobre Umberto Seraphini

Caminho como um lobo solitário, se me dou, é porque encontro em ti um lobo igual.
Esse post foi publicado em Saúde e bem-estar. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário